sábado, 25 de fevereiro de 2012

Feirinha da Av. Beira Mar



A Feira de Artesanato da Beira-Mar é uma feira de artesanatos e outros artigos feitos de forma rústica que se realiza em um determinado local do calçadão da Avenida Beira Mar da cidade de Fortaleza. A feira ocorre todos os dias da semana. Teve seu início durante a década de 1980. Em 2007 foi apresentado projeto de lei municipal pela Câmara Municipal de Fortaleza que oficializa e regula o espaço do evento.

Fortaleza é um excelente local para comprar artesanato; em diversos locais do Nordeste, a produção de artesanato ainda são meio de vida, e as técnicas são repassadas de pai para filho. Artistas talentosos produzem diversos tipos de artesanato (madeira, cerâmica, tecidos), de alta qualidade, e vendem por preços relativamente baixos, quando comparados aos preços do Sul do Brasil.

Quem estiver em Fortaleza e não der uma passada na Feira de Artesanato da Beira-Mar vai perder grandes promoções e as famosas lembrancinhas, a preços irresistíveis. O grupo de barracas, localizado no início da principal avenida do Bairro de Iracema, bem próximo ao mar, possui diversos artigos feitos à mão pelos caiçaras da capital.

Para aproveitar as melhores oportunidades, é necessário que o turista reserve uma noite inteira para perambular entre as tendas a fim de encontrar os melhores preços. Entre os artigos estão brincos, pulseiras, pranchas de surfe, souvenirs, roupas, redes, toalhas de crochê, as famosas camisetas "fui à Fortaleza e me lembrei de você", entre outros.

Estátua de Iracema de Fortaleza

Iracema é o título e personagem principal de um romance escrito pelo fortalezence José de Alencar. O romance mistura História e ficção; narra a saga de Iracema e Martim Soares Moreno. Moreno foi um dos primeiros portugueses a chegar à região de Fortaleza; ele resolveu ficar vivendo entre os índios, e tornou-se marido de Iracema.

A imagem da índia Iracema ficou tão fortemente vinculada a Fortaleza, que uma praia foi batizada com seu nome, e diversas estátutas foram esculpidas e postadas por toda a cidade.


Essas estátuas, mostrando Iracema, Martim sentado com o filho no colo, e um cachorro, todos em uma jangada, foram esculpidas por Corbiniano Lins. As esculturas têm um viés modernista, que resultam em algumas desproporções, como as longas pernas e os grandes seios de Iracema.Por vários anos, a obra foi o principal marco turístico de Fortaleza.O primeiro monumento que retratou a “virgem dos lábios de mel” foi esculpido pelo pernambucano Corbiniano Lins e inaugurado em 24 de junho de 1965. A estátua foi construída na enseada do Mucuripe, local onde a índia esperava o regresso do “Guerreiro Branco” - Martim Soares Moreno. No monumento, os personagens: a índia Iracema, seu marido Soares Moreno, o filho Moacir e o fiel cão Japi.


Iracema Guardiã - A segunda estátua de Iracema é de autoria do artista plástico cearense Zenon Barreto. Esculpida em ferro no ano de 1960, ela foi apresentada à Prefeitura de Fortaleza em 1965, no centenário da obra. Somente em 1996 foi inaugurada, na Praia de Iracema.


Iracema - Musa do Ceará - A estátua foi criada após o concurso Iracema - Musa do Ceará, realizado pelo Sistema Verdes Mares. Participaram 2.760 candidatas. O monumento, criado por Alexandre Rodrigues, é baseado nas características físicas da ganhadora e foi inaugurado em 1º de maio de 2004.

Av. Beira Mar de Fortaleza (Marco Zero)



Principal corredor de animação de Fortaleza, oferece belo conjunto visual, formado pelo movimentado calçadão, bares, barracas, coqueiros e os imponentes edifícios da orla. No final da tarde e à noite, transforma-se em ponto de cooper, ciclismo, manifestações culturais, compras na feira de artesanato e passeios informais. Quadras de esportes, pistas de skate, patinação e anfiteatro para shows ao ar livre próximos da Volta da Jurema atraem os jovens e fazem deste trecho um dos mais animados da Avenida Beira-mar.

Em seu marco zero um ótimo lugar para uma pausa e fazer uma reflexão de quanto somos abençoados com uma terra que sopra um vento constante, um clima maravilhoso onde há uma gente hospitaleira e bem humorada.

Dica: neste lugar se da para fazer práticas de mergulho em apnéia; lá não é em toda época do ano que se da para ter visibilidade. No entanto se tiver sorte poderá ver cardumes de Sargos, Paruns Negros(Peixe frade) médios e Lancetas Azuis sendo difícil de visualisa-las a proundidade é variavel de 4 a 6 M. Apesar da pouca visibilidade nada melhor do que ver o por do sol dentro do mar.

No marco zero há um espigão bom para prática de natação e mergulho em no mar de dentro há esquerda do espigão, onde o mar fica mais calmo.