quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Praia do Futuro

A Praia do Futuro é a preferida de fortalezenses e turistas para banhos e mergulhos. Umidade relativa do ar: litoral: 80% e sertão: 70%. Temperatura de água do mar: 25 a 28º. Salinidade da água do mar: 36º a 37º. A Praia do Futuro é um pouco mais afastada da área urbana, e por isso tem águas mais limpas; os fortes ventos provocam ondas mais altas e fortes (boas para surf e windsurf, mas requer atenção redobrada de banhistas, especialmente crianças). Além das praias, outra atração da Praia do Futuro são as barracas de praia; embora existam também barracas de praia no Meireles e em Mucuripe, elas não se comparam em tamanho e infraestrutura às barracas da Praia do Futuro.
Praia do Futuro, Fortaleza. As maiores barracas da Praia do Futuro contam não apenas com centenas de mesas (algumas sobre a areia da praia, outras dentro das barracas), mas com uma estrutura comparável a hotéis: piscinas, play ground, palcos para shows de música e humorismo. É possível aproveitar todo o dia e toda a noite nas grandes barracas. Alerta. Fora da área de praias e barracas, a Praia do Futuro não tem a mesma movimentação que as outras praias de Fortaleza, e por isso são menos seguras. Por isso, recomenda-se a utilização de táxis (evite os ônibus) para chegar às barracas e retornar aos hotéis, especialmente à noite. O isolamento da Praia do Futuro é causado pela alta salinidade do mar nessa área. Os ventos trazem a maresia para o continente, provocando grande corrosão de partes metálicas de edifícios, equipamentos eletrônicos, etc. Isso, por um lado, afastou as construtoras da Praia do Futuro, e por outro lado obrigou as barracas a fazeremm altos investimentos para atrair clientes. Larga faixa de areia, águas límpidas, ondas fortes, diversas barracas. Entradas de algumas barracas, vistas da calçada. Existe uma acirrada concorrência entre as barracas; frequentemente, existem promoções. Os preços mostrados acima referem-se a junho de 2006. Os preços de restaurantes, não só na Praia do Futuro, mas em Fortaleza em geral, estão entre os mais competitivos das capitais do Nordeste.
Aqui segundo o localismo o que predomina é a arte de sufar. Dica: Barraca Vira Verão boa vala de surf em frente a caixa d'água.(vista de dentro do Mar) Cheque as condições: http://waves.terra.com.br/surf/ondas/condicao/brasil/ Boas ondas! Aqui todo dia é férias!

Antiga Assembléia Provincial (Museu do Ceará) - Fortaleza

Funciona no Centro de Fortaleza, no prédio em estilo neo-clássico da antiga Assembléia Provincial, cuja construção data de 1871. Há objetos, armas, fotos e documentos da Fortaleza antiga, a exposição tem cartas de alforria de escravos de fazendas do Ceará, uma sala dedicada aos escritores cearenses, artesanato, ex-votos e fósseis com até 75 milhões de anos. A peça mais comentada do acervo é o Bode Yoyô, que passeava pelas ruas de Fortaleza no início do século e, querido pela população, acabou sendo embalsamado depois de sua morte. O Museu do Ceará fica na Rua São Paulo, 51, no Centro. Funciona de terça a sexta-feira de 8h30min até 17h, e sábados de 8h30min às 12h30min. Às terças-feiras o acesso é gratuito. Informações: 251.1502
Tem suas peças organizadas por módulos, conta com 1.572 peças históricas e 1.353 peças antropológicas, divididas nas salas que levam os nomes de: Cidade, Abolição, Capistrano de Abreu, Armas, Eusébio de Souza, Pompeu Sobrinho, Instituto do Ceará e Barão de Studart. Situado no Palácio Senador Alencar, na Rua São Paulo, 51, Centro, ao lado da Praça dos Leões, aberto de quarta à sexta-feira de 8:30 às 17:30 h e aos sábados das 10:00 às 16:00, Domingo de 14:00 às 17:00. - Tel.: (85) 251.1502.

Mausoléu do Presidente Castelo Branco

No Palácio da Abolição, antiga sede do Governo do Estado, encontram-se os restos mortais do Ex-Presidente do Brasil, Humberto de Alencar Castelo Branco e de sua esposa dona Argentina Castelo Branco que faleceram em desastre de avião em 1983, além da exposição de objetos e documentos. Localiza-se na Av. Barão de Studart, 505, Aldeota. Funciona das 8:00 às 19:00 horas. Tel.: (85) 264.4547
MONUMENTO MARECHAL HUMBERTO DE ALENCAR CASTELLO BRANCO O Monumento dedicado à memória do Presidente Castello Branco na Avenida Barão de Studart na cidade de Fortaleza, foi projetado pelo Arquiteto Sérgio Bernardes Associados. O edifício em si, tem as seguintes dimensões: comprimento: 38,40 m, largura 8,40 m, altura 4,20 m. A área útil da edificação é de 270,00 m2, tendo a "Capela de Meditação" 56,00m2.
O Monumento como Símbolo, segundo a concepção do Arquiteto Sérgio Bernardes. O balanço tem 30,00 m de extensão e representa do ponto de vista filosófico, uma projeção do pensamento no espaço sendo o pensamento uma soma de reflexões. Por isso a estrutura de concreto reflete-se no espelho de água. No extremo do balanço, encontra-se a "Capela de Meditação", local de arbítrio onde o indivíduo tem de escolher entre o espírito e a matéria. A Capela é sempre ponto de passagem. Na testada norte do edifício está inscrito o trecho de um discurso do Presidente Castello Branco pronunciado no Instituto Rio Branco e que foi selecionado no intuito de demostrar o fundamento básico das idéias do Presidente: "...Nossa vocação Nacional - de nos transformarmos em um País grande e forte, capaz de eliminar a miséria de seu povo, ser um elemento de paz num mundo conturbado, respeitar os seus vizinhos, exercer o poder sem violência, conquistar a riqueza sem injustiça."
O Monumento - Mausoléu à memória do ex-Presidente Humberto de Alencar Castello Branco foi iniciativa do Governador Plácido Aderaldo Castelo, que resolveu incluí-lo no conjunto de edificações do Palácio da Abolição como uma significativa homenagem da terra cearense a seu ilustre filho. Sua construção foi iniciada em maio de 1970 e inaugurado pelo Governador César Cals de Oliveira Filho, no quinto aniversário de morte do Marechal, quando os seus restos mortais, juntamente com os de sua esposa D. Argentina Viana Castello Branco foram trasladados do Cemitério "São João Batista", no Rio de Janeiro, para o Mausoléu onde agora se encontram. As obras tiveram conclusão justamente no dia das solenidade de translação no dia 18 de julho de 1972. O novo ponto de vista para o montagem da exposição implica uma leitura em duas escalas: uma a nível de cidade e outra mais íntima, a nível de exposição, o que exigirá uma atenção redobrada para não entrem em conflito, as escalas arquitetônica e urbana. A linguagem utilizada será expressiva, contemporânea, atrativa e sempre acessível. A exposição cronológica expressando o pensamento do "Homem" como ser, sua vida, carreira, sua obra e morte. A exposição fotográfica se desenvolve de forma linear sobre a Infância, Juventude, Vida Militar, Vida Pública ( Presidência ), Morte ( Acidente aéreo ) do Marechal Humberto de Alencar Castello Branco. Está formada por 14 grandes painéis de 4,20m x 2,20m, com impressão digital monocromática com tinta 3M sobre vinil MAC TAC 9800 MACAL ( auto adesivo ) com proteção UV, específico para uso externo . Será fixado sobre um suporte de chapas de ALUBOND montadas em uma estrutura de alumínio.