O Ceara está de braços abertos para lhe receber. Um povo acolhedor, uma cultura rica e diversificada, culinária regional com saores fortes, um relevo formado por sertão semi-árido, litoral, chapadas e serras umidas com altitude que chega a 1154 metros. um clima estável com temperaturas médias entre 18 e 31 graus. Paisagens de encher os olhos e a alma, mostrarei lugares lindos. Vamos lá!
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
Catedral Metropolitana de Fortaleza
A Catedral Metropolitana de Fortaleza é um templo católico que é sede da Arquidiocese de nossa cidade sendo a catedral de Fortaleza. A atual igreja foi construída no local da antiga Igreja da Sé.
Inaugurada em 1978, a Catedral Metropolitana de Fortaleza, mais conhecida como Catedral da Sé (Praça da Sé S/Nº, centro), foi projetada pelo arquiteto francês George Mounier. Sua construção, que demorou quarenta anos, reúne forte referência dos estilos gótico e romântico e tem fachada inspirada nas catedrais de Colônia, na Alemanha, e de Chartres, na França.
Destacam-se o altar-mor trazido da Itália, os vitraicoloridos, as torres de 75 metros de altura e a capela do Cristo Ressuscitado, onde estão sepultados bispos e padres.
História
A primeira capela-mor da Matriz de Fortaleza teve sua construção autorizada pela Ordem Régia de 12 de fevereiro de 1746. Em 12 de janeiro de 1795 o Padre Antônio José Álvares de Carvalho, então vigário geral, contratou José Gonçalves Ramos para terminar a obra. Em 1821, a Matriz de São José estava em ruínas, precisando ser reconstruída.
A vila cresceu para o lado da igreja do Rosário e então foram passadas para esta, em procissão, o Santíssimo Sacramento e todas as imagens, passando ela a funcionar como Matriz até 2 de abril de 1854 quando as imagens voltaram à Matriz reconstruída.
No dia 26 de setembro de 1861 foi nomeado primeiro bispo do Ceará Dom Luiz Antônio dos Santos e automaticamente a igreja matriz passou a catedral. Em 1938, quando era bispo Dom Manoel da Silva Gomes, foi feita uma vistoria e constatando-se rachadura nas bases de sua construção, pelo lado do mar, foi novamente condenada e demolida.
Em 15 de agosto de 1939 foi lançada a pedra fundamental da nova catedral, projetada pelo engenheiro francês George Mounier que, como a outra, levou 39 anos para ser concluída. Em concreto aparente, estilo Gótico-Romano ou Gótico Moderado, ocupando grande parte da Praça Pedro II foi inaugurada no dia 22 de dezembro de 1978 pelo então cardeal arcebispo de Fortaleza Dom Aloísio Lorscheider.
Em 2007 a catedral passou por sua última reforma com a verificação da estrutura e renovação da mesma e a inclusão de novos elementos decorativos na parte interna do prédio.
Ao redor da igreja muitos comercios onde se vende produtos tipicos.
A igreja pode receber até 5.000 pessoas, e as missas são celebradas diariamente, exceto às Segundas-Feiras.
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
Av. Monsenhor Tabosa
Hoje como nosso primeiro ponto turístico iremos falar da Av. Monsenhor Tabosa. A Avenida Monsenhor Tabosa nem sempre foi assim. Cheia de lojas e com um fluxo imenso de pessoas. Você pode não acreditar, mas o lugar, hoje considerado ponto turístico da cidade de Fortaleza, já foi simplesmente uma rua residencial, com belas casas construídas na década de 20 e um trafego intenso de veículos.
Em 1972 não havia shoppings em nossa cidade, o primeiro, Shopping Center Um, só seria inaugurado dois anos depois. Na época o Centro da cidade era a única opção de lugar para se fazer compras. Era lá onde se encontravam as mais badaladas Butiques de Fortaleza. Mas uma loja mudaria a história desta Avenida, a Tamancolândia.
A Tamancolândia, pequena fábrica de sapatos, sandálias, e tamancos, foi a primeira loja da Monsenhor Tabosa, por volta de 1975. Nesse tempo só quem usava tamancos era o “povão”, mas a Tamancolândia chegou mudando padrões, trazendo novos conceitos. A partir daí o tamanco caiu no gosto de todos, mudando a história do tamanco e da mais famosa alameda de compras da cidade.
Em seguida, outras lojas resolveram apostar na Avenida para expandir seus negócios e começaram a trazer seus badulaques para cá. Artesanato e confecção passou a ser o carro-chefe da Monsenhor Tabosa, que progredia a passos tímidos. O tempo foi passando e Fortaleza começou a atrair muitos turistas por seus famosos bordados em blusas de cambraia de linho. E onde se encontravam tais preciosidades? Na Avenida Monsenhor Tabosa, claro. Depois disso a Avenida só crescia. Atualmente são 700 metros de Avenida, que vão do Seminário da Prainha até a Rua João Cordeiro com mais de 450 lojas. As lojas de grifes locais e os fabricantes de grifes cearences produzindo peças com estilo e qualidade se uniram e hoje lançam moda em todo este estado.
Pra quem não conhece a Av. Monsenhor Tabosa ela fica no Bairro Praia de Iracema vizinho ao centro da cidade.
Hoje, este shopping a céu aberto, de fama nacional e internacional, chama a atenção por sua variedade de produtos e preços baixos. Mas, a Monsenhor Tabosa conquistou também lugar de destaque. Antes abrigava apenas pequenas lojas, atualmente marcas famosas apostam no crescimento do lugar.
Devido ao sol de nosso estado e sua brisa constante recomendo visitar no período de tardezinha para maior aproveitar o passeio e desfrutar a vontade.
Bom para os lojistas, bom para os clientes.
Horários e dias de funcionamento:
Segunda á Sábado das 09:00 às 19:00
Telefones para Informações:
85 3219.6209 (Almont – Associação dos Lojistas da Monsenhor Tabosa)
Até a proxima!
Assinar:
Postagens (Atom)