domingo, 3 de fevereiro de 2013

Museu da Cachaça - Ypark

Localizado a 30 quilômetros de Fortaleza, o Y-Park - Complexo Turístico Ypióca, oferece um dia de muita diversão para toda a família Quem pensa que só existe diversão em Fortaleza esta muito enganado. Passeando pelas terras do antigo sítio Ypióca, que abriga o Y-Park, localizado no município de Maranguape, há 30 quilômetros da capital, é possível passar um dia inteiro de diversão ao ar livre, cultura e descanso. A principal e mais conhecida atração do complexo é o tradicional Museu da Cachaça, em funcionamento desde 2000. Após um passeio pela história da bebida, o visitante ainda degusta a tradicional cachaça. Outro atrativo é o maior tonel de madeira do mundo, com capacidade para 374 mil litros de aguardante, registrado no Guinness Book,. O segundo maior está na Alemanha, com capacidade para 234 mil litros. O parque dispõe também do Campo de Aventura, onde os adeptos do turismo ecológico e de esportes radicais podem dispor de uma série de opções: três tirolesas, entre elas está a maior tirolesa do Nordeste, com 260 metros de extensão, arvorismo, muro de escalada, com diversos níveis de dificuldade, inclusive a escalada em rocha, passeios de caiaque e trilhas ecológicas. Há ainda passeios de charrete e de jardineira, pedalinho e uma minifazenda repleta de pequenos animais e seus filhotes. Museu da Cachaça O casarão erguido entre 1851 e 1854 abriga o Museu da Cachaça. No passado, a propriedade sediou a primeira unidade industrial da Ypióca e, atualmente, reúne completo acervo de mapas, documentos, fotos e filmes, maquinário, garrafas, equipamentos agrícolas e tonéis de bálsamo. O museu recebe cerca de 10 mil visitantes por mês e é reconhecido como uma das principais atrações do turismo em Fortaleza. O espaço é composto por ambientes que reconstituem situações de época com movimentos acionados por sensores. A cozinha do casarão foi preservada, com utensílios originais, como o fogão à lenha. Um canavial, localizado no centro do museu (com iluminação natural), faz a ligação entre a história contada em documentos, em maquetes e nos cenários.
No salão dedicado à linha de produção encontra-se a simulação de todo o processo de fabricação artesanal da cachaça, desde a moagem, passando pela fermentação, destilação, envasamento e aplicação de rótulos. O passeio termina em um bar, com mobiliário e música ambiente da década de 30, onde o visitante pode degustar exemplares da bebida. Campo de Aventura O espaço para prática de esportes de aventura ocupa 100 mil m² e tem capacidade para atender mais de 1.500 pessoas. Lá, o visitante encontra opções de atividades ao ar livre adequadas para todas as idades.
O Campo de Aventura conta com infraestrutura completa de segurança, composta por monitores, guias, salva-vidas e equipe de primeiros socorros, tudo dentro dos rigorosos padrões que garantem a comodidade dos visitantes. A grande atração fica por conta das três tirolesas de 200 metros sobre um açude natural de águas calmas. Além disso, os equipamentos são devidamente aferidos e previamente testados, em conformidade com os padrões utilizados em operações de escala e técnicas verticais. O brinquedo pode ser utilizado por pessoas a partir de 12 anos. O visitante pode optar por diferentes níveis de trilhas, do básico ao avançado, e passear por uma área privilegiada, cercada de vegetação serrana. Durante o passeio é possível observar raposas, cassacos, preás, guaxinins, garças, saguis e pebas, além das espécies vegetais ameaçadas de extinção, como pau-branco, jurema, juazeiro, pau-d´arco e cedro. A infraestrutura física do Campo de Aventura é rústica, contando com uma série de brinquedos para fazer a alegria da garotada. Entre as atrações inauguradas recentemente estão o fly, giro master, high jump e acqua ball. Localizada à beira do açude, a edificação é composta por banheiros, duchas e lanchonete para garantir a comodidade dos visitantes que desejarem se banhar, após a prática de esportes e caminhadas pelas trilhas. Tranquilidade Para quem quer descansar, o Y-Park oferece atrações gastronômicas e lazer diversificados. O restaurante parque dispõe de cardápio variado com pratos típicos. Na Bodega do Zé Leite existem tapiocas com vários recheios e doces de frutas regionais. Sua decoração temática faz alusão às típicas vendas da região e levam nossa imaginação a um cenário da década de 20. Degustação Passeando pelas terras do parque é possível assistir a uma demonstração do processo de fabricação da cachaça em alambique de cobre, seguida de degustação. Neste mesmo espaço, chamado Casa de Engenho, também são preparadas delícias como o puxa-puxa e o alfenim. Ali, por alguns momentos, os adultos voltam a ser crianças. A sensação é de pura alegria. Década de 30 A bilheteria tem o formato de tonel, completa o cenário tranquilo do Y-Park, ideal para passeios de charrete que reverenciam a década de 30, jardineira, bicicleta e de um momento romântico no pedalinho do lago. Mais informações Y-Park Entrada: (meia e acima de 60 anos); criança até 1 (um) metro não paga. Passeios: muro de escalada, escalada em rocha, arvorismo, high jump, giro mester, tirolesa,; caiaque, acqua ball, charrete, pedalinho no lago e bicicleta. Horário: 8h30 às 17 horas - de terça-feira a domingo Endereço: Sítio Ypióca, em Maranguape, a 30 Km de Fortaleza Contato: 3341.0407 / 3452 Email: ypark@ypioca.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário