O Ceara está de braços abertos para lhe receber. Um povo acolhedor, uma cultura rica e diversificada, culinária regional com saores fortes, um relevo formado por sertão semi-árido, litoral, chapadas e serras umidas com altitude que chega a 1154 metros. um clima estável com temperaturas médias entre 18 e 31 graus. Paisagens de encher os olhos e a alma, mostrarei lugares lindos. Vamos lá!
quarta-feira, 7 de setembro de 2011
Praça do Ferreira - Fortaleza
A Praça do Ferreira é uma praça da cidade de Fortaleza. Seu nome é referência ao Boticário Ferreira que em 1871, enquanto presidente da câmara municipal, fez uma reforma na área e urbanizou o espaço. Desde 2001, após pesquisa popular, a praça do Ferreira foi oficialmente declarada Marco Histórico e Patrimonial de Fortaleza pela lei municipal 8605 de 20 de dezembro de 2001. Na praça do Ferreira, aglutinaram-se grandes empreendimentos e grandes eventos da sociedade e da cultura fortalezense durante o final do século XIX até a metade do século XX quando a cidade passou por uma expansão urbana e pela criação de outros pólos de desenvolvimento. Em 30 de janeiro de 1942 o Sol foi vaiado por um grupo de pessoas na praça depois de 2 dias de tempo nublado e chuvas. O ano de 1942 foi de estiagem no Ceará
História
Antigamente, por volta de 1839,o que hoje é a belissima praça do ferreira era apenas um espaço cheio de areia com um poço localizado em sua parte central. existia um predio com o nome de predio do ensino mutuo, onde hoje é a caixa economica federal. E extinto pelo boticario ferreira, havia o beco do cotovelo, que era povoado por casas em diagona. No ano de 1842 o boticario Antonio Rodrigues Ferreira foi eleito presidente da camara municipal e aumentou as ruas da cidade, dando um traçado muito defeituoso. Criou a praça, em 1871 foi chamada de praça do ferreira, em referencia ao boticario, e antes teve o nome de feira-nova, pedro II e praça da municipalidade. Em destaque, antes disso, existia os sobrados de comendados machado e o do pacheco, construídos respectivamente em 1825 e o outro em 1831.
O intendente guilherme rocha, construiu um jardim que no centro ficava a avenida que foi chamada "jardim 7 de setembro", em 7 de setembro de 1902 e era cercada por grades de ferro e colunas de concreto e localizava a frente do que hoje é o cine são luiz. Na construção foram colocados 5 quiosques, todos construidos de forma artistica e onde funcionava a companhia da luz e 4 cafés. Postos tambem ilustres frades de pedra fabricado com pedra de lioz e importados diretamente de portugal, possuindo até argolas para amarrar animais. No meio do jardim foram colocados uma caixa d'àgua e um catavento que usavam a água para os jardins serem aguados. A padraria espiritual, movimento literario, aconteceu em um dos cafés no ano de 1892.
Godofredo maciel, na epoca prefeito de fortaleza, mosaicou a praça inteira, fechou o poço central e mandou retirar os quiosques, construiu um palanque ao ar livre e a banda da policia executava, todas as quintas feiras, suas sinfonias e tambem construiu jardins em uma reforma no ano de 1920 e em 1923 substituiu o palanque, por outro coberto.
A coluna da hora foi reerguida e o palanque foi derrubado no ano de 1933, por Raimundo girão, "art dèco" de pó de pedra e cimento era o novo estilo da coluna da hora e a praça foi palco de comemorações pelo fim da segunda guerra mundial, assim a praça foi batizada e considerada "coração da cidade" em 1945. Acrisio da Rocha, prefeito da cidade, inaugurou em 15 de novembro de 1949, o abrigo central, que de inicio era um terminal de ônibus e fez parte da historia da cidade. Poucas pessoas lembram, mas ao norte da praça, de frente para o hotel savanah, onde havia o prédio da intendencia municipal funcionava, ininterruptamente um prédio comercial na decada de 1950.
Murilo borges derrubou a coluna da hora e o abrigo sem nenhuma consulta popular e sob afirmativa de que o abrigo central estava deteriorado e iria cair em pouco tempo e foram encontradas duas urnas na parte subterranea uma datada do ano de 1936 e nela foram encontrados jornais de epoca, moedas e cartas no ano de 1968, a reforma foi terminada em 1969 e a praça ficou muito mudada em relação ao que era antes.
JURACI MAGALHÃES reformou a praça pela ultima vez e em 1991 foi recuperado o poço e foi mantido e a coluna da hora erguida novamente, identica a primeira graças a um projeto dos arquitetos FAUSTO NILO e DEÇBERG PONCE DE LEON
Em 2001, a Praça do Ferreira foi escolhida como ícone da cidade. A escolha foi fruto de uma promoção da campanha “Eleja Fortaleza - Declare seu amor pela cidade”, criada pelo Banco Itaú em parceira com o Sistema Verdes Mares. Pela campanha, a população vota em urnas espalhadas pela cidade e nas agências Itaú.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário