O Ceara está de braços abertos para lhe receber. Um povo acolhedor, uma cultura rica e diversificada, culinária regional com saores fortes, um relevo formado por sertão semi-árido, litoral, chapadas e serras umidas com altitude que chega a 1154 metros. um clima estável com temperaturas médias entre 18 e 31 graus. Paisagens de encher os olhos e a alma, mostrarei lugares lindos. Vamos lá!
domingo, 4 de novembro de 2012
Palácio de Luz
O Palácio da Luz a antiga sede do Governo de Estado foi construído no final do século XVIII, com o auxilio de mão-de-obra indígena, para servir de residência ao capitão-mor Antônio de Castro Viana. Posteriormente pertenceu a Câmara Municipal e por uma Provisão Régia de 27 de julho de 1814, foi adquirida pelo Governo Imperial. Ainda na primeira metade do século XIX, a edificação passou por uma série de transformações. Em 1931, Antonio Simões Ferreira e o pedreiro Braz Quintão de Souza apresentaram uma planta para o paredão do “Largo do Palácio”.
No ano de 1839, foram realizados alguns acréscimos que levaram a edificação até a rua de baixo, atual Rua Sena Madureira. No governo do Presidente da província, Coronel Ignácio de Vasconcelos (1844/1847), foi construída uma muralha de “384 palmos de extensão” criando “um lugar que foi por muito tempo uma espécie de passeio público, pois que ele levantou pilares na referida muralha, guarneceu-a de assentos e gradaria de ferro e colocou no centro uma escadaria para dar passagem para a rua de baixo”.
No inicio de segunda metade do século XIX, realizaram-se obras nas salas da frente do edifício, reconstruiu-se o terraço, os jardins e os aterros do quintal. Em 1892, os beirais de tornaram obsoletos sendo substituídos pela cimalha elevada. Na segunda metade do século XX parte da edificação foi destruída para a abertura da rua Guilherme rocha. Em 1975, no governo Cesar Cals, passou a abrigar a Casa de Cultura Raimundo Cela e, hoje, sedia a Academia Cearense de Letras. O antigo Palácio do Governo esta localizado entre as ruas Sena Madureira, do Rosário, Guilherme Rocha e a Praça General Tibúrcio.
O edifício foi construído de acordo com a técnica tradicional de tijolo e madeira, utilizando-se material da região. Em virtude das inúmeras alterações sofridas ao longo do tempo, não é possível defini-lo dentro de um movimento arquitetônico específico. A edificação destaca-se por seu valor histórico e por ser parte integrante do conjunto urbano que compreende a Assembléia Provincial e a Praça General Tibúrcio.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário