segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Centro de Turismo de Fortaleza (Antiga Cadeia Pública)



Ao apreciar o artesanato cearense, o turista se dá conta de todo o engenho do povo cearense, que usa sua habilidade e imaginação para criar uma infinidade de peças de muita beleza.

No passado, o local serviu de cadeia. Por ali passaram centenas de detentos. Hoje, abriga a diversidade cultural do Ceará, expressa em artesanato, moda, arte, culinária, souvenirs e muito mais. Assim é o Centro de Turismo, parada obrigatória no roteiro dos visitantes de Fortaleza e de nativos que apreciam e preservam a beleza das criações do povo cearense.

Localizado no Centro de Fortaleza, o prédio do Centro de Turismo foi erguido em 1866 e se destaca por sua grandiosidade e imponência, conservando a arquitetura colonial e os imensos portões de ferro trabalhados. Ao cruzar as muralhas, o visitante encontra um ambiente tranqüilo e seguro, propício para compras. São 104 boxes distribuídos nas alas Norte, Central e Sul e mais na Galeria João Moreira, com a oferta de produtos cearenses.


Circulando pelo lugar, entrecortado por jardim bem cuidado e repleto de árvores centenárias, o visitante percorre corredores históricos e encontra trabalhos de labirinto e renda, bordados, peças para cama, mesa e banho, moda praia, redes de dormir, artesanato, peças em couro, palha, metal e madeira, doces, bebidas, produtos do caju, quadros, garrafas de areia colorida e muitas lembrancinhas do Ceará.

Chama atenção a qualidade e o perfeito acabamento. Há peças a partir de R$ 2,00 e até R$ 1.500,00. Muitos permissionários aceitam cartões de crédito e no bate-papo descontraído sempre é possível obter algum desconto. Neste mês de férias, bandas de forró-pé-de serra estão animando os visitantes do Centro de Turismo aos domingos e segundas, das 9 às 11 horas. Se apresentam os grupos Cafona e Cacimba de Aluá.

O passeio pelo Centro de Turismo se completa com a visita aos espaços no andar superior da ala central. Ali, funcionam dois museus e uma pinacoteca. No Museu de Arte e Cultura Popular, com acervo de 1,5 mil peças, se destacam uma jangada original, embarcação típica dos pescadores cearenses; um tear e um carro de boi original.

O acervo inclui ainda uma estátua do Padre Cícero, toalhas bordadas por escravas, objetos religiosos, bonecos, máscaras, figuras de barro extraídas do imaginário popular, fotos, xilogravuras, esculturas em madeira, peças em cerâmica, latão, ferro, barro, couro, palha e flandre, armas antigas, instrumentos musicais criados por cearenses e ex-votos.

A pinacoteca do Centro de Turismo conta com interessantes quadros em óleo sobre tela que retratam imagens do Ceará e do seu povo. Junto dela fica o Museu de Mineralogia Dr. Odorico Rodrigues de Albuquerque - o primeiro geólogo cearense -, onde estão em exposição inúmeras pedras preciosas e semipreciosas e rochas extraídas do subsolo cearense, utilizadas para ornamentação ou como matéria-prima para indústrias diversas.
Exibir mapa ampliado

INFORMAÇÕES: Centro de Turismo - Rua Senador Pompeu, 350, Centro (antiga Cadeia Pública). Funciona de segunda a sábado, das 8 às 18 horas; e domingos e feriados, das 8 às 13 horas. Informações: (085) 3101.5508.

Nenhum comentário:

Postar um comentário