sábado, 25 de fevereiro de 2012

Estátua de Iracema de Fortaleza

Iracema é o título e personagem principal de um romance escrito pelo fortalezence José de Alencar. O romance mistura História e ficção; narra a saga de Iracema e Martim Soares Moreno. Moreno foi um dos primeiros portugueses a chegar à região de Fortaleza; ele resolveu ficar vivendo entre os índios, e tornou-se marido de Iracema.

A imagem da índia Iracema ficou tão fortemente vinculada a Fortaleza, que uma praia foi batizada com seu nome, e diversas estátutas foram esculpidas e postadas por toda a cidade.


Essas estátuas, mostrando Iracema, Martim sentado com o filho no colo, e um cachorro, todos em uma jangada, foram esculpidas por Corbiniano Lins. As esculturas têm um viés modernista, que resultam em algumas desproporções, como as longas pernas e os grandes seios de Iracema.Por vários anos, a obra foi o principal marco turístico de Fortaleza.O primeiro monumento que retratou a “virgem dos lábios de mel” foi esculpido pelo pernambucano Corbiniano Lins e inaugurado em 24 de junho de 1965. A estátua foi construída na enseada do Mucuripe, local onde a índia esperava o regresso do “Guerreiro Branco” - Martim Soares Moreno. No monumento, os personagens: a índia Iracema, seu marido Soares Moreno, o filho Moacir e o fiel cão Japi.


Iracema Guardiã - A segunda estátua de Iracema é de autoria do artista plástico cearense Zenon Barreto. Esculpida em ferro no ano de 1960, ela foi apresentada à Prefeitura de Fortaleza em 1965, no centenário da obra. Somente em 1996 foi inaugurada, na Praia de Iracema.


Iracema - Musa do Ceará - A estátua foi criada após o concurso Iracema - Musa do Ceará, realizado pelo Sistema Verdes Mares. Participaram 2.760 candidatas. O monumento, criado por Alexandre Rodrigues, é baseado nas características físicas da ganhadora e foi inaugurado em 1º de maio de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário