quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Autódromo Internacional Virgílio Távora (Fortaleza)



O Autódromo Internacional Virgílio Távora é um autódromo localizado no município do Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza e é o único autódromo do estado do Ceará onde se realizam as provas e competições de automobilismo e motociclismo. Seu nome é em homenagem de Virgílio Távora que foi governador e senador. Pela falta de continuidade de provas importantes, quando da organização destas, passou por diversas reformas. No começo de 2006 foi feita a última grande reforma com mudança de todo asfalto e melhoria da estrutura do autódromo para a realização da 2ª etapa do campeonato brasileiro de 2006 da Fórmula Truck. Atualmente é administrado por José Haroldo Scipião Borges, presidente da Federação Cearense de Automobilismo. O autódromo também é palco de apresentações automobilísticas de manobras com carros, motos e caminhões, test driver, e de mostras e lançamentos de carros e veículos.


Histórico

O Autódromo Internacional Virgílio Távora foi o primeiro do Nordeste. Inaugurado em 12 de janeiro de 1969, com o Grande Prêmio Ministro Mário Andreazza, prova de 65 voltas teve como vencedor o piloto da Bahia, Luís Pereira dos Santos, o "Lulu Geladeira", pilotando um Puma Espartano. Nesta prova 16 carros largaram e a média de velocidade de "Lulu" foi de 97,5 km/h. Em 19 de outubro de 1969 aconteceu o GP do Ceará com a participação de 22 carros e a vitória de Marivaldo Fernandes e Luis Fernando Terra Smith pilotando um Alfa GTA. Nesta época a pista tinha um traçado símples com apenas 5 curvas e 2500 metros. A largada era no sentido horário. No ano de 1970 foi realizada a primeira prova internacional do circuito, uma etapa da Fórmula Ford com vitória de Emerson Fittipaldi. A prova de Fortaleza foi, durante muitos anos, a única prova internacional realizada no autódromo. Após este momento, as provas mais importantes realizadas foram uma etapa de Divisão 3 em 1974 e uma corrida no ano inaugural da Stockcar em 1979.




Caminhões da F-Truck no final da corrida de 2006.No início dos anos 90, as provas já eram disputadas no sentido anti-horário, usando o traçado antigo. Na reforma de 1997 o traçado do autódromo foi modificado ficando mais longo. A reforma foi garantida por convênio de cooperação técnica assinado entre a Secretaria do Turismo do Estado do Ceará, a Petrobrás e a Federação Cearense de Automobilismo. A reabertura aconteceu em 30 de novembro de 1997 com a realização da prova Seis Horas do Ceará. Com 237 voltas, a dupla Nelson Piquet - Ruyter Pacheco, do Distrito Federal, com um BMW, venceu a competição. Em 2000 passou por algumas reformas pequenas para sediar uma etapa da Fórmula 3. As provas sucederan-se até 2002.


Carros da Super TurismoEm abril de 2006 foi realizada a primeira corrida da Fórmula Truck no autódromo. As modificações feitas na reforma alargaram algumas partes da pista e duas alterações no traçado para possibilitar uma corrida mais emocionante e segura. Neste evento foi reunido o maior público já presente numa prova de automobilismo no Ceará com mais de 53 mil pessoas. A reforma ampliou as saídas das curvas e as áreas de escape como o aumento das arquibancadas e melhorias na área dos boxes. A pista atual possibilita 3 traçados diferentes. A Fórmula Truck usou o traçado mais curto, de 1.780 metros e correu no sentido horário. O vencedor de ponta a ponta foi Pedro Muffato após 36 voltas. Débora Rodrigues, a uma pilota e mais popular competidor da F-Truck terminou em terceiro, sua melhor colocação em uma prova da categoria.

No ano de 2007 estrearam duas novas categorias de automobilismo a CTM2000, e a Fórmula V1.8. A CTM2000 é uma categoria que realiza suas provas em conjunto com a Turismo multi marcas e a Fórmula V1.8 corre junto a categoria Super Turismo. Em 2008 foi confirmada pela organização dos campeonatos o retorno de provas de duas categorias nacionais: Pick-up Racing e Fórmula 3 Sul-Americana.

Há sempre tradicionais provas de paredão de som.

Nenhum comentário:

Postar um comentário