sábado, 3 de setembro de 2011

Farol do Mucuripe



Museu de Fortaleza - está localizado no Farol velho de Fortaleza foi construído entre os anos de 1840 a 1846, pelos escravos.Foi durante muito tempo referência para embarcações que aqui aportavam, porém, o velho olho do mar, como era conhecido, foi desativado em 1957. No período de 1981 a 1982, recebeu sua mais significativa reforma a fim de abrigar o Museu do Jangadeiro, atual Museu do Farol, cujo acervo faz referência a Fortaleza Colônia, e o Ceará provincia do Brasil Império. Tombado pelo SPHAN, o farol hoje faz parte do Patrimônio Histórico, sendo um dos mais belos pontos turísticos da cidade de Fortaleza. Fica localisado Av.Vicente de Castro,S/N - Servi Luz, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Construção em alvenaria, madeira e ferro. Ele representa uma das mais antigas edificações de Fortaleza. Foi durante muito tempo referência para embarcações que aqui aportavam, porém, o velho olho do mar, como era conhecido, foi desativado em 1957.

No período de 1981 a 1982, recebeu sua mais significativa reforma a fim de abrigar o Museu do Jangadeiro, atual Museu do Farol, cujo acervo faz referência a Fortaleza Colônia.

Restaurado, hoje abriga peças e acervo sobre os principais momentos e acontecimentos que marcaram a capital cearense. São reproduções, desenhos, fotografias, documentos, ilustrações, trechos de romances e relatos de visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário