sábado, 3 de setembro de 2011

Praça dos Mártires (Passeio Público)



A Praça dos Mártires, também conhecido como Passeio Público, é a mais antiga praça da cidade de Fortaleza, Ceará. Além da bela vista para o mar, o praça possui como atrativos naturais diversas árvores centenárias, como o famoso baobá plantado por Senador Pompeu em 1910. Seu nome atual foi definido em 11 de janeiro de 1879 pela Câmara Municipal de Fortaleza.



Construído no século XIX, tombado pelo IPHAN, é uma das principais referências da memória da cidade, tendo sido palco do fuzilamento de alguns heróis da Confederação do Equador, em 1824. Localiza-se entre as ruas Barão do Rio Branco, Dr. João Moreira e Floriano Peixoto.

História
A praça foi planejada na década de 1820 por Silva Paulet. Durante o governo de José Félix de Azevedo e Sá a área foi cuidada e nesta época houve a execução dos revolucionários da Confederação do Equador: Azevedo Bolão, Feliciano Carapinima, Francisco Ibiapina, Padre Mororó e Pessoa Anta, que foram executados naquele local em 1825.

Em todas as plantas de Adolpho Herbster houve menção a futura praça que em 1864, o então governador da província encomendará ao Engenheiro da Província os orçamentos das obras.

Passeio Público em 1919.
Construída em 1890 em estilo neoclássico, a praça foi reformada em 1940 nos moldes do Passeio Público do Rio de Janeiro. O logradouro foi palco das primeiras partidas de futebol do estado, disputadas por marinheiros de navios ancorados no porto da cidade, ingleses residentes em Fortaleza e cearenses da classe alta.

Foi tombada pelo IPHAN em 13 de abril de 1965. Em setembro de 2007 teve início a última restauração da praça realizada pela Prefeitura de Fortaleza através da FUNCET com o apoio da Casa Cor no Ceará. Na ocasião de entrega da restauração, no dia 6 de outubro de 2007, houve o lançamento de uma publicação de alunos do Colégio Militar de Fortaleza que realizaram um pesquisa sobre a praça e ajudaram nos trabalhos de resgate da história do Passeio Público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário