quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Ponte dos Ingleses (Metálica) - Fortaleza



A Ponte dos Ingleses, popularmente conhecida como Ponte Metálica, tem uma longa história de fascínio sobre a população de Fortaleza e sobre os seus visitantes. Nenhuma outra área da cidade possui um carisma tão especial quanto esta. Nenhum outro espaço da cidade mantém uma relação de tanta cumplicidade com os poetas, boêmios e insubmissos de Fortaleza quanto esse bucólico recanto à beira mar. Essa relação de afetividade foi consolidada através de décadas de convivência carinhosa.

História

Sua construção teve início em dezembro de 1902 e se prolongou por quatro longos anos, passando a servir, até 1940, de viaduto de embarque e desembarque de passageiros e de cargas na capital cearense. Isto quer dizer que ela desempenhou a importante função de porto marítimo até a construção do porto do Mucuripe, no início dos anos 40. Com a sua desativação, a gigante e bela Ponte Metálica assumiu uma outra grande e significativa vocação: ela passou, a partir de então, a ser o ponto de encontro preferido dos jovens, artistas e boêmios, que para ali convergiam para contemplar o por do sol mais bonito da cidade, para namorar, para pescar descomprometidamente com o resultado da pescaria, para estimular sua sensibilidade poética ou simplesmente para usufruir do seu saboroso aconchego. Nesse lúdico e democrático espaço de conivência havia sempre lugar para todos.



A galeria de arte e um observatório marinho de propriedade da Universidade Federal do Ceará - UFC, onde pode-se, pela manhã, observar o passeio dos golfinhos. Além disso pode-se ver também a mais bela vista do mar e do pôr-do-sol de Fortaleza.

Endereço: Praia de Iracema
Ônibus de acesso: Grande Circular I e II, Circular I e II e Top Bus
Distâncias: Beira Mar: 1 km
Bairro: Centro

Um comentário: